O Que é Landing Page
O que é landing page
Se traduzirmos a expressão landing page obteremos como resultado a frase página de aterrizagem.
Isso porque é neste tipo de página que os seus potenciais clientes irão "aterrizar" após serem direcionados por uma ferramenta de divulgação como o Google Ads, Facebook Ads, entre outras.
Uma LP é um ponto de entrada do seu site para as pessoas que estão procurando por um determinado produto, infoproduto ou serviço e serve como uma página de captura de leads ou contatos e também para a venda de um produto específico.
Por este motivo ela é tão especial, porque é nela onde será feita toda a argumentação de convencimento para que o seu leitor se transforme em um novo cliente da sua empresa.
Por isso é muito usada a palavra "conversão" junto à espressão landing page, pois a idéia é converter o leitor da página em um cliente da empresa que esta realizando a campanha de marketing digital.
Vamos então entender com mais detalhes o que é uma landing page, quais são os elementos fundamentais da mesma e como aumentar sua taxa de conversão.
Veja também diversos exemplos práticos de LPs que podem inspirar você a criar uma LP de alta conversão para sua empresa ou negócio.
- Objetivos de uma landing page
- Capacidade de conversão de uma LP
- Elementos e características fundamentais de uma landing page
- Unicidade de objetivos
- Conteúdo dos textos e sua formatação
- Imagens ilustrativas
- Vídeos explicativos
- Rápido carregamento da página
- Botões "call to action"
- Form de contato
- Equilíbrio dos elementos
- Depoimentos de clientes
- Exemplos de landing pages
- FAQ (perguntas frequentes)
- Conclusão
- Leituras úteis
O que é um landing page
Uma LP é sempre usada para convencer o seu leitor a executar uma ação.
Os dois principais objetivos de uma LP são os seguintes:
- Captação de leads: este tipo de landing page tem o objetivo de captar os dados de contato dos seus leitores, para utilizar os mesmos em campanhas de email marketing ou para enviar orçamentos de serviços ou produtos. O elemento central deste modelo de página de aterrizagem é o form de contato, onde o potencial cliente vai informar seus dados de contato (em geral o nome, email e número do celular). Veja este exemplo de uma LP para a captação de contatos.
- Venda direta de produto ou infoproduto: o objetivo deste modelo de LP é o de realizar a venda de um produto ou infoproduto. Em geral, um botão de finalização é usado para direcionar o usuário para uma página ou site especializado em fazer o checkout e finalização da compra, como o hotmart, pag seguro ou mercado pago. Veja este exemplo de uma LP para a venda de um produto.
Página de vendas
Uma LP pode ser classificada como uma página de baixa ou alta conversão, como podemos ver abaixo:
- Landing page de baixa conversão: esta classifcação é dada para uma LP que não consegue fazer seu papel de forma razoável, ou seja, não consegue captar leadings ou vender produtos numa taxa mínima esperada. As principais razões para isso são um pobre desenvolvimento da página, que não possui os elementos fundamentais de uma boa LP ou tambem por uma configuração errada das palavras de busca da campanha de marketing digital que alimenta a página, que direciona pessoas não qualificadas e sem intenção de compra para a página, resultando numa baixa performance.
- Landing page de alta conversão: esta classificação é dada para uma LP que cumpre seu papel e realiza a captação de leadings ou a venda de um produto numa taxa esperada para o setor de negócios para qual a página foi desenvolvida.
Veja neste nosso artigo sobre LPs de alta conversão uma estimativa do que é considerado uma alta taxa de conversão para vários setores de atuação empresariais.
Veja na seção abaixo os elementos e característcas fundamentais de uma LP.
Página de captura de leads
Vamos apresentar abaixo os principais elementos e características para a criação de uma página de aterrizagem.
Clique em qualquer um dos tópicos para saber mais detalhes sobre o mesmo.
O que é landing page
Uma landing page deve sempre focar sua argumentação de venda sobre um único serviço ou produto, para que o leitor da página não fique confuso com informações desnecessárias.
O que queremos dizer sobre 1 único produto ou serviço, é melhor expresso com a idéia de um único segmento de produtos ou serviços.
Como exemplo, podemos tomar esta página de aterrizagem feita pela nossa agência para o escritório de advocacia Silva Porto.
Nela, nós oferecemos os serviços da especialidade de advocacia previdenciária. São ofertados, na verdade, distintos serviços nesta LP, mas todos são relacionados à advocacia previdenciária.
Em outra página de aterrizagem, deste mesmo site, são oferecidos os serviços relacionados a advocacia tributária.
Vejam então que não se deve misturar "bananas com laranjas", mas numa mesma LP é correto oferecermos "laranjas-pera e laranjas-lima", por exemplo.
Característica de uma landing page
O conteúdo de uma LP deve ser explicativo e argumentativo, devendo sempre mostrar ao leitor da página as vantagens e diferenciais do produto ou serviço que esta sendo oferecido.
O texto da página deve ser formatado de forma a evitar parágrafos longos, sem respiro ou espaço entre uma frase e outra, o que é conhecido como "text wall" ou muro de texto. Este tipo de formatação torna a leitura muito desagradável e monótona.
Use parágrafos curtos e com um bom espaço entre eles, sempre intercalando textos com imagens ou ícones, para que a leitura fique leve e agradável.
Procure informar as vantagens e diferenciais do produto ou serviço através de tópicos de uma lista, cada um com seu breve texto explicativo.
Elementos de uma landing page
É sabido que uma imagem vale mais que mil palavras e uma página de aterrizagem deve possuir imagens que tenham relação com a seção onde estão inseridas dentro da página.
As imagens de fundo tambem são fundamentais para que a página fique mais atraente.
Deve haver um equilibrio entre a quantidade de texto e imagens que aparecem na LP, para que a mesma seja agradável de ser visualizada.
Veja abaixo algumas imagens que ilustram os pontos acima:
O que é landing page
Assim como uma imagem vale por mil palavras, um bom vídeo explicativo vale por mil imagens.
Não é absolutamente necessário que sua LP tenha um vídeo para que ela tenha ótimas conversões, mas certamente um vídeo falando sobre o produto ou serviço que você esta oferecendo vai ajudar muito no convencimento do leitor da página.
Se possível, coloque o vídeo na primeira ou segunda dobra da página, logo no início da mesma.
Veja abaixo 3 exemplos de LPs com vídeos explicativos.
Landing page de alta conversão
Um outro fator importante para o sucesso da sua LP é que ela tenha um rápido carregamento.
O leitor ou visitante da landing page não deve ficar esperando pelo seu carregamento, pois certamente irá para outro site mais rápido para fazer a compra do produto ou serviço por ele desejado.
Então a sua empresa não pode perder oportunidades de negócio devido a lentidão do seu site.
Para que seu site e sua página de aterrizagem sejam rápidos o suficiente para manter a atenção dos seus visitantes, pode usar algumas técnicas de otimização.
Para isso, as imagens da página não devem ser muito pesadas, ou seja, de um tamanho médio (800 x 800, por exemplo) e deve-se evitar ao máximo o uso de figuras do tipo PNG. Use também um plugin de compactação de imagens, como o Imagify, para tornar as imagens mais leves.
É indispensável o uso de um plugin de cache, como o WP Rocket, para que a página carregue rapidamente.
A qualidade da hospedagem define muito a velocidade de carregamento de uma página. O servidor de hospedagem Hostgator é uma excelente opção, pois possue um ótimo custo x benefício dos seus planos compartilhados, com uma estabilidade praticamente perfeita e um suporte impecável.
Mas tome cuidado, pois o tempo de carregamento da página não é o único item a ser considerado, então não exagere a atenção para este ponto, não busque perfeição.
O Google disponibiliza a ferramenta PageSpeed Insights para medir a velocidade de carregamento de uma página, tanto na resolução para computador como na interface para celular.
LP vendedora
A função de uma LP, como ja dissemos anteriormente, é a de convencer o seu leitor a realizar uma ação de compra ou a deixar seus dados de contato.
Mas não é possível saber exatamente em que ponto da página de aterrizagem o seu leitor vai estar satisfeito com as informações fornecidas e decidido a realizar a ação proposta.
Por este motivo, é muito importante que após cada nova argumentação sobre os diferenciais do produto apresentado seja fornecida uma forma para o leitor da página realizar a sua ação.
Para isso, devemos colocar botões do tipo "call to action" nestes pontos estratégicos, para facilitar a ação do leitor da página.
Estes botões devem possuir uma cor contrastante em relação a paleta de cores usadas na LP, para chamar a atenção do usuário da página.
Veja abaixo exemplos de botões "call to action" em 3 projetos desenvolvidos pela nossa agência.
O que é landing page
Como já foi visto neste artigo, existem básicamente 2 tipos de landig pages:
- LP para a captura de leads ou contatos
- LP para a venda de produtos, infoprodutos ou serviços
No primeiro tipo (captura de leads) é absoluttamente necessário que coloquemos um form de contato na landing page.
O form de contato, em geral, não deve possuir muitos campos a serem preenchidos pelo usuário, para não cansar o mesmo com uma digitação de dados extensa.
Uma regra geral é que este form de contato peça o nome do usuário, seu telefone ou whatsapp e seu email, nada mais do que isso.
Os leads ou dados de contato coletados, podem ser enviados diretamente para uma plataforma de criação de campanhas de email marketing, tais como o Active Campain ou o Mail Chimp.
O segundo tipo de landing page (venda de produtos ou serviços) pode ou não possuir um form de contato, pois o objetivo principal deste tipo de página é a venda direta de produtos e não a captação de dados.
Veja abaixo 3 exemplos de LPs que possuem um form de contato para captar os dados dos usuários que acessam a página.
Landing page vendedora
Uma LP de alta conversão possuir vários elementos em sua composição, onde podemos destacar os segunites itens:
- Logotipo da empresa ou do produto
- Vídeos explicativos
- Textos contendo os diferenciais do produto, serviço ou empresa
- Imagens alusivas ao produto, serviço ou empresa
- Botões "call to action" com cores contrastantes e chamativas
- Ícones e imagens de fundo
- Depoimentos textuais ou em vídeo
- Form de contato
- Contatos da empresa
- Links para as redes sociais
Estes elementos devem ser distribuídos na página de aterrizagem de forma harmoniosa e equilibrada.
Devemos evitar colocar um excesso de textos ou mesmo imagens em uma sequência muito longa, para que a página não se torne cansativa e repetitiva.
Se possível, coloque as vantagens e diferenciais do produto ou empresa na forma de uma lista de tópicos, com um breve explicação para cada tópico (quando a explicação for realmente necessária).
Em geral deve existir apenas um form de contato na página (quando existir).
Deve existir, em geral, apenas 1 vídeo na landing page e de preferência no tpo da página.
Evite colocar, na sua landing page, menos que 3 ou mais que 6 depoimentos em texto ou vídeo. Menos de três depoimentos torna a página pobre e mais que 6 depoimentos acaba deixando a mesma cansativa. Os depoimentos em texto ou vídeo devem ser curtos.
Evite colocar um menu na página, para que o leitor da mesma não se desvie para outras páginas institucionais do seu site.
Coloque os contatos, form de contato e links para as redes socias no rodapé da página.
Landing page vendedora
Um item que pode ajudar muito a capacidade de convencimento da sua landing page, é a inserção de depoimentos na página.
Os depoimentos podem aparecer na forma de textos e vídeos.
Tanto os textos como os vídeos de depoimentos devem ser curtos.
O recomendado é que se coloque de 3 a 6 depoimentos textuais e de 3 a 6 depoimentos em vídeo.
Veja nesta página de aterrizagem desenvolvida por nós alguns excelentes exemplos de depoimentos em vídeo e texto.
Landing page vendedora
Veja abaixo vários exemplos de landing pages para diversos setores de atuação:
Preencha este formulário de contato e tenha acesso aos nossos preços para a criação de LPs de alta conversão.
Você precisa de um domínio e hospedagem para criar a página.
É aconselhável que seja contratada uma agência especializada na criação de landing pages de alta conversão, como a nossa, para que o design, conteúdo e elementos da LP possam realizar as conversões necessárias para o sucesso do projeto.
É uma página feita para convencer seu leitor a tomar uma ação de compra ou para deixar seus dados de contato. Devem ser apresentados argumentos que mostrem o valor do produto ou serviço a serem adquiridos. Uma LP de alta conversão deve mostrar informações sobre apenas um produto ou serviço e deve ser criada com textos, vídeos e imagens que ajudem na "conversão" do seu leitor.
Veja aqui alguns exemplos de LPs de alta conversão.
Faça um estudo sobre os desejos e necessidades do seu público alvo e desenvolva uma página com textos, vídeos e imagens atraentes que dêem resposta à busca realizada.
Veja vários exemplos de excelentes LPs nos nossos casos de sucesso.
O principal objetivo é o de "converter" os visitantes da página, através da apresentação dos pontos fortes, diferenciais e vantagens do produto ou serviço em questão. A pessoa deve ficar satisfeita com as informações apresentadas, para deixar seus dados de contato ou efetuar a compra do produto ou serviço apresentado na página.
Veja 5 exemplso de LPs criativas neste nosso artigo.
Uma p;ágina de conversão é o mesmo que uma landing page, ou seja, uma página para vender um produto, serviço ou captar os dados de contato dos visitantes da mesma.
Uma landing page deve ser usada sempre que desejarmos criar uma página para convencer o usuário a realizar uma ação, tais como deixar seus dados de contato ou comprar um produto.
Você pode criar uma landing page para google ads e também para suas campanhas pagas do Facebook (Facebook Ad).
Landing page de alta conversão
Landing pages são peças centrais e muito importantes para o sucesso de uma campanha e marketing digital.
Os principais objetivos de uma landing page são a venda de produtos, infoprodutos e serviços ou a captação dos dados de contato (leads) de um potencial cliente.
Uma landing page pode possuir uma alta capacidade de conversão ou uma baixa capacidade de conversão.
Insira, na suas landing pages, os elementos fundamentais deste tipo de página, descritos nesta postagem, para aumentar a capacidade de conversão do seu projeto.