Landing Page de Alta Conversão

Landing page de alta conversão

Guia da Landing Page de Alta Conversão

Uma landing page de alta conversão é a peça chave para a sua campanha de marketing digital decolar.


Landing page de alta conversão

A diferença entre o fracasso e o sucesso da sua campanha de marketing digital
landing page de alta conversão

Imagine que você ou sua empresa resolveram fazer uma campanha no Google Ads, para captar leadings e conquistar novos clientes, que irão contratar um determinado serviço.

Este é um cenário muito utilizado pelas novas empresas ou startups, pois fornece um retorno ou monetização imediata para sua empresa.

Mas quando a campanha começa a rodar, os dados mostram que para cada R$ 1.000,00 investidos na mesma, apenas R$ 700,00 são retornados.

Neste caso, dois pontos estão provavelmente atrapalhando o desempenho da campanha:

  • Uso de palavras chave erradas: a campanha pode estar atraindo muitas pessoas "curiosas" para o site, pois as palavras chave não possuem em si um intenção de compra ou contratação dos serviços.
  • A página de destino da campanha, conhecida como Landig Page (página de aterrisagem) esta desenvolvida de forma pobre ou confusa, portanto tem uma capacidade muito ruim de convencimento e produz uma baixa conversão.

Vamos desenvolver, neste artigo, um guia mostrando os pontos e ações que, implementados numa landing page, aumentam muito sua chance de conversão. Por isso o termo "landing page de alta conversão".

Leia abaixo as dicas deste artigo para fazer sua campanha de marketing digital "decolar" rumo ao suceeso garantido.

Landing Page Agência

O que é uma landing page?

Uma landing page ou "página de aterrisagem" tem este nome porque é nela que os visitantes do seu site vão "aterrizar" ou passar para serem convencidos a contratar os serviços da sua empresa, deixar seus dados de contato ou comprar seus produtos e infoprodutos.

Uma landing page deve sempre focar sua argumentação de venda sobre um único serviço ou produto, para que o leitor da página não fique disperso com informações desnecessárias.

O que queremos dizer sobre 1 único produto ou serviço, é melhor expresso com a idéia de um único segmento de produtos ou serviços.

Como exemplo, podemos tomar esta landing page feita pela nossa agência para o escritório de advocacia Silva Porto.

Nela, nós oferecemos os serviços da especialidade de advocacia previdenciária. São ofertados, na verdade, distintos serviços nesta LP, mas todos são relacionados à advocacia previdenciária.

Em outra landing page, deste mesmo site, são oferecidos os serviços relacionados a advocacia tributária.

Vejam então que não se deve misturar "bananas com laranjas", mas numa mesma landing page é correto oferecermos "laranjas-pera e laranjas-lima", por exemplo.

Landing Page Agência

Qual a importância de uma Landing Page?
landing-page-de-alta-conversao-importancia-02

Uma landing page é muito importante dentro de uma campanha de marketing digital, porque é ela que vai ser usada para realizar o convencimento para que o leitor ou usuário da mesma realize uma ação.

Quando usamos uma LP estamos querendo que os visitantes da mesma deixem seus dados de contato ou realizem a compra de algum produto ou serviço.

A maioria das pessoas tem a tend6encia de "acreditarem" ou serem convencidas por algo que lhes seja familiar ou conhecido.

Por isso uma landing page de alta conversão deve seguir um padrão de design que seja familiar para a maioria das pessoas, com vídeos, imagens e textos numa quantidade equilibrada e calls to action em pontos estratégicos.

Guia da landing page

O que é considerado alta conversão?
marketing digital

Mas afinal, quanto seria uma boa taxa de conversão para a minha landing page?

A resposta é: depende da área ou setor de atuação da sua empresa.

Existe um estudo muito completo, realizado pela RD Station, que mostra em detalhes as taxas de conversão para cada segmento de mercado.

Abaixo vamos mostrar um resumo destes resultados.

Segmento Taxa de conversão média Taxa de conversão para as 10% melhores landing pages
Ecommerce 26,8% 63,5%
Educação 23,9% 68,0%
Mídia e Comunicação 16,1% 64,8%
Software e Cloud 15,4% 60,8%
Financeiro 13,8% 55,8%
Turismo e Lazer 13,6% 13,6%
Consultoria e Treinamentos 13,4% 61,0%
Varejo 9,8% 56,8%
Saúde e Estética 7,7% 52,2%

Portanto, uma boa taxa de conversão para uma landing page voltada para o varejo seria entre 9,8% e 56,8%.

Veja, que uma landing page é uma peça dentro de todo um sistema de marketing digital, ou seja, ela não funciona isoladamente.

Uma landing page, mesmo que muito bem feita, mas que seja alimentada por campanhas mal feitas, com palavras que não trazem leitores qualificados, ou seja, interessados em contratar os serviços ou produtos da empresa, vai produzir resultados abaixo do esperado.

Veja 2 exemplos de landing pages de alta conversão feitas pela nossa agência para a venda de imóveis de alto padrão.

Estratégias de marketing

Elementos para aumentar a taxa de conversão da sua landing page

Vamos ver agora quais são os elementos internos e externos à uma landing page, que ajudam a mesma a aumentar sua taxa de conversão.

1. Cabeçalho atrativo com promessa + vídeo

Como já dissemos nesta postagem, uma landing page tem o objetivo de convencer o seu leitor a realizar uma ação, como contratar um serviço, comprar um produto ou deixar seus dados de contato.

A primeira dobra de uma landing page de alta conversão, tem que cativar o leitor, para que o mesmo sinta vontade de continuar na página ou até mesmo para já convencê-lo a realizar uma ação de compra.

Por isso, o topo de uma landing page deve possuir um promessa e se possível um vídeo explicativo.

landing page de alta conversão

No cabeçalho da landing page acima, desenvolvida pala nossa agência para a Silva Porto Advocacia, podemos ver claramente 3 elementos importantes para qualquer landing page: uma promessa (conquiste a sua tão sonhada aposentadoria), um vídeo explicativo de como o escritório vai entregar seus serviços e um botão do tipo "call to action" que permite a pessoa deixar seus dados de contato.

Com uma boa formatação e as informações visuais e textuais corretas, este cabeçalho já consegue converter muitos leitores da landing page, pois muitas pessoas já se sentem convencidas de que o escritório em questão tem as qualidades necessárias para que o mesmo realize suas aposentadorias.

2. Rápido carregamento da página

Uma landing page de alta conversão não pode deixar seu leitor esperando. Por isso deve ter uma ótima velocidade de carregamento.

Para isso, as imagens da página não devem ser muito pesadas, ou seja, de um tamanho médio (800 x 800, por exemplo) e deve-se evitar ao máximo o uso de figuras do tipo PNG. Use também um plugin de compactação de imagens, como o Imagify, para tornar as imagens mais leves.

É indispensável o uso de um plugin de cache, como o WP Rocket, para que a página carregue rapidamente.

A qualidade da hospedagem define muito a velocidade de carregamento de uma página. O servidor de hospedagem Hostgator é uma excelente opção, pois possue um ótimo custo x benefício dos seus planos compartilhados, com uma estabilidade praticamente perfeita e um suporte impecável.

Mas tome cuidado, pois o tempo de carregamento da página não é o único item a ser considerado, então não exagere a atenção para este ponto, não busque perfeição.

Até mesmo as landing pages dos papas do marketing digital, como Neil Patel, possuem falhas e atrasos de carregamento.

O Google disponibiliza a ferramenta PageSpeed Insights para medir a velocidade de carregamento de uma página, tanto na resolução para computador como na interface para celular.

3. Argumentação através de textos

Os textos devem aparecer em blocos curtos ou na forma de uma lista de tópicos, para não cansar o leitor da página.

O conteúdo textual deve ser argumentativo, sempre mostrando as vantagens e diferenciais sobre o produto ou serviço apresentado.

Coloque em negrito as palavras de uma frase que montam o argumento central da mesma, para reforçar o entendimento.

Jamais coloque blocos ou parágrafos de texto muito extensos.

Mescle textos com imagens para não criar o que é conhecido como "Text Wall", que seria um bloco extenso de texto, com parágrafos longos e sem espaço entre os mesmos, o que torna a leitura pesada e desagradável.

Criação de Landing Page
Somos especialistas na criação de landing pages de alta conversão. Textos, imagens, ícones e vídeos na quantidade certa para transformar sua campanha de marketing digital em um grande sucesso. Veja o que temos a oferecer e se surpreenda com os resultados.
Criação de Landing Page
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4. Destaque de cor nos botões "call to action"

Como já foi dito nesta postagem, a função principal de uma landing page é a de convencer o leitor da mesma a realizar uma ação.

Por isso, devemos colocar vários botões de ação ou "call to action" distribuidos pela landing page, pois não sabemos exatamente quando o leitor da mesma vai estar satisfeito e seguro para realizar uma ação.

Em geral, após cada nova argumentação realizada na página, iremos colocar um botão de ação, para dar a oportunidade do usuário deixar seus dados ou comprar o produto que esta sendo apresentado.

A cor destes botões, em geral, deve ser chamativa, distuante  em relação a paleta de cores usada no restante da página, pois queremos chamar a atenção do leitor da mesma para estes botões de ação.

landing page de alta conversão

Um bom exemplo do uso correto de um botão "call to action" esta na landing page feita pela nossa agência para o escritório de contabilidade Papyrus.

Nesta página (exemplo da figura acima) o botão de ação com o texto "Abrir Empresa" fica fixo no topo da tela e possui uma cor laranja, contrastante com a cor verde do restante da landing page.

Desta forma, a atenção do leitor da página se volta muitas vezes para este botão, que devido a estar fixo na tela, permite que a qualquer momento da leitura da landing page, o usuário possa clicar no mesmo para requisitar a abertura de uma empresa para o escritório Papyrus.

5. Imagens que reforcem a argumentação

As imagens de uma landing page devem reforçar a argumentação textual da mesma, ou seja, qualquer imagem da página deve transmitir uma informação contextual e alusiva à seção onde esta inserida.

Se estamos argumentando, por exemplo, sobre as características de um serviço de pedido de aposentadoria, devemos inserir nesta seção alguma imagem que faça alusão à aposentadoria, como uma carteira de trabalho ou mesmo o logotipo do INSS ou a fachada da sede do mesmo.

Assim como a quantidade de texto deve ser balanceada, as imagens não devem aparecer de forma exagerada e não devem interferir na velocidade de carregamento da página.

Como já foi explicado neste artigo, use imagens médias (800 x 800, por exemplo), faça a compactação das mesmas com um plugin como o Imagify e evite ao máximo o uso de figuras do tipo PNG, pois este tipo de imagem não é compactada.

Estratégias de marketing

13 Exemplos de landing pages de alta conversão

Vamos apresentar agora 13 exemplos de landing pages de alta conversão, que são várias LPs que se destacaram no mercado, pela sua eficiência e capacidade de conversão.

Você e sua empresa podem se inspirar em uma ou mais destas LPs para criar sua própria página de vendas e assim obter sucesso na conquista de novos clientes através de uma campanha de marketing digital na internet.

1. Airbnb

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A Airbnb é uma aplicativo que oferece a oportunidade de uma pessoa alugue qualquer espaço para uma outra pessoa e se torne uma hospedagem ou anfitrião.

Sua landign page de entrada é extremamente simples e ja possui, logo no cabeçalho da página, elementos muito fortes de convencimento: uma promessa e um vídeo e um botão "call to action".

Vejam como uma página bem diagramada e com cores vibrantes tem a capacidade de realizar ótivas conversões de uma forma simples e intuitiva.

2. Quantosobra

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A Quantosobra oferece um sistema de gestão online e já abre sua LP com uma excelente promessa e através de um formulário super simples (com apenas 1 campo de email) oferece a chance de um teste gratuito do seu sistema.

Vejam que já na primeira dobra da página é feita a tentativa de captação do contato do usuário, de uma forma muito simples e eficiente.

Se rolarmos um pouco a página, veremos a apresentação das características e vantagens do sistema, na forma de uma lista, para fácil entendimento.

Em seguida, são apresentados vários números sobre a performance do sistema, mostrando a quantidade de usuários do mesmo, sempre com o objetivo de convencer a pessoa a entrar em contato ou se inscrever na plataforma.

Observem que logo após estas duas argumentações (vantagens e valores de performance) é apresentado um novo botão "call to action" para que a pessoa possa realizar a ação de "experimentar o programa gratuitamente".

3. Unbounce

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A Unbounce é uma plataforma onde é possível criar, gerenciar e monitorar os resultados de uma ou mais landing pages.

Observem que a receita que funciona se repete no início desta LP: uma promessa e dois botões de call to action oferecendo, já na primeira dobra da página, a chance do usuário experimentar a plataforma.

Na sequência, são apresetadas uma série de caracteísticas e vantagens da plataforma, sempre se misturando textos curtos e imagens, para que a leitura fique agradável e o usuário da página seja convencido a usar a ferramenta.

4. Shopify

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A Shopify é uma plataforma onde é possível criar lojas virtuais para vendas na internet.

Vejam a sequência de convencimento do cabeçalho da LP:

- Promessa 1 : "A casa dos sonhos para os seus negócios".
- Call to action muito simples: O usuário precisa fornecer apenas seu email.
- Promessa 2: "Experimente a Shopify gratuitamente por 7 dias, sem precisar fornecer os dados do seu cartão de crédito. Ao digitar seu e-mail, você concorda em receber e-mail marketing da Shopify".

O cabeçalho apresenta os elementos de texto acima e também uma imagem ilustrativa e ainda um vídeo, ou seja, a Shopify usa, no início da sua landing page, muitas estratégias para convencer o usuário a entrar em contato e se cadastrar na plataforma.

Na sequência da página, são apresentados vários exemplos de sucesso de lojas criadas na plataforma e depois inúmeras vantagens, com textos curtos e acompanhados de imagens (ícones), sempre com o objetivo de convencer o usuário a se cadastrar e utilizar o sistema oferecido.

5. Uber

uber lp

A LP do aplicativo Uber é um excelente exemplo de marketing digital onde "menos é mais".

A empresa trabalha recrutando motoristas, pois essa é a sua forma de aumentar seus lucros.

Mesmo uma empresa gigantesca como essa, procura usar elementos simples e clássicos no cabeçalho da sua landing page, com o intuito de atrair novos afiliados.

Veja os elementos da primeira dobra da página:

- Primeira promessa: "Assuma o comando e ganhe".
- Segunda promessa: "Dirija na plataforma com a maior rede de usuários ativos".
- Call to action: "Cadastre-se para dirigir".

Em seguida, a página apresenta ações para solucionar ums dos principais problemas que podem impedir uma pessoa de se cadastrar na plataforma, quando afirma: "Preocupados com a sua segurança, onde quer que você vá".

São apresentadas postagens explicando as ações para aumentar a segurança dos motoristas que trabalham na Uber, como forma de convencer novos usuários a se cadastrarem na plataforma.

Finaliza a página apresentando mais vantagens e opções do aplicativo da empresa e fornecendo mais opções de cadastro.

2. Semrush

lp semrush

A Semrush oferece um foftware de integração de marketing digital muito conhecido mundialmente.

A LP da Semrush usa uma estratégia muito conhecida dentro do Marketing Digital.

Logo no iníco da página ela oferece uma teste gratuito para o potencial cliente. Desta forma, o usuário da página pode experimentar as funcionalidades da plataforma e decidir se vai contratar ou nbão os seus serviços, de acordo com a experiência obtida no período gratuito de testes.

2. Unbounce

Landing Page de
Alta Conversão

Crie conosco sua landing page de alta conversão e veja sua campanha de marketing digital decolar!

FAQ

Ainda possui dúvidas sobre a criação de landing pages de alta conversão?

Leia abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes e tire todas as suas dúvidas.

É uma página feita para convencer seu leitor a tomar uma ação de compra ou para deixar seus dados de contato. Devem ser apresentados argumentos que mostrem o valor do produto ou serviço a serem adquiridos. Uma landing page de alta conversão deve mostrar informações sobre apenas um produto ou serviço e deve ser criada com textos, vídeos e imagens que ajudem na "conversão" do seu leitor.

Veja aqui alguns exemplos de landig pages de alta conversão.

Landing Page de Alta Conversão
(o que é landing page - o que é uma landing page de alta conversão)

Faça um estudo sobre os desejos e necessidades do seu público alvo e desenvolva uma página com textos, vídeos e imagens atraentes que dêem resposta à busca realizada.

Landing Page de Alta Conversão
(criar landing page - como criar landing page de alta conversão?)

Veja vários exemplos de excelentes landing pages nos nossos casos de sucesso.

Landing Page de Alta Conversão
(course landing page)

O principal objetivo é o de "converter" os visitantes da página, através da apresentação dos pontos fortes, diferenciais e vantagens do produto ou serviço em questão. A pessoa deve ficar satisfeita com as informações apresentadas, para deixar seus dados de contato ou efetuar a compra do produto ou serviço apresentado na página.

Landing Page de Alta Conversão
(landing page pricing)

Veja 5 exemplso de landing pages criativas neste nosso artigo.

Landing Page de Alta Conversão
(landing page de alta conversão exemplo)

Uma p;ágina de conversão é o mesmo que uma landing page, ou seja, uma página para vender um produto, serviço ou captar os dados de contato dos visitantes da mesma.

Landing Page de Alta Conversão
(o que é uma página de conversão)

Landing page de alta conversão

Conclusão

Uma landing page de alta conversão precisa possuir um ótimo equilíbrio entre textos, imagens e vídeos para criar uma experiência harmonioso, leve e ao mesmo tempo informativa para o leitor da mesma e assim aumentar a sua chance de conversão.

É fundamental que a landing page trate de apenas um produto ou serviço, para que não existam distrações do leitor e nem dúvidas sobre as vantagens deste produto ou serviço.

Um rápido carregamento da página é muito importante assim como a inserção de diversos botões "call to action" após a apresentação de cada vantagem, permitindo ao leitor da landing page realizar a ação de compra no momento em que ele se sentir satisfeito com as informações já recebidas.

Leia Nosso Blog
Entenda muito mais sobre a criação de landing pages, lendo nosso blog.
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