Ranqueamento no Google

Ranqueamento no Google

Dicas Para Fazer o Ranqueamento no Google da Sua Landing Page

Veja neste artigo várias dicas e ferramentas que você pode usar na criação da sua landing page para obter um ótimo ranqueamento no google.


Ranqueamento no Google

Primeira página ou nada

Em várias postagens do nosso site, temos apresentado os objetivos para a criação de uma landing page de alta conversão.

Se você esta criando uma landing page para a captação de leads ou para a venda de produtos e serviços, precisa aparecer na primeira página de resultados de busca do Google para gerar negócios para a sua empresa.

Uma estatistica do Google, realizada sobre trilhões de clicks, indica que apenas 9% das pessoas que realizam buscas na internet avançam para a segunda página de resultados.

Além disso, esta mesma pesquisa indica que 55% das pessoas acessam apenas os 3 primeiros resultados de busca fornecidas pelo Google, ou seja, o "top 3" da primeira página de resultados.

Se seu site não esta na primeira página de resultados do Google, na verdade "não esta em lugar nenhum", pois praticamente não será acessado por nenhum usuário que esteja realizando buscas na internet, para o seu segmento de negócios.

É importante ressaltar que uma landing page isoladamente tem poucas chances de chegar a primeira página de resultados do Google.

As dicas e estratégias apresentadas neste artigo, sugerem que uma landing page deve estar inserida em um site que possua um blog onde devem ser feitas postagens constantes para que este site possa ser reconhecido como autoridade pelo Google, para um determinado ramo de negócios.

São as postagens deste blog que irão alcançar a primeira página do Google. As landing pages serão acessadas a partir destas postagens.

A criação de landing pages bem posicionadas, com um ótimo ranqueamento no google, e o crescimento orgânico de um site ou landing page, não dependem de uma única estratégia de SEO, mas sim de uma série de ações e procedimentos que devem ser executados repetidamente, durante um bom tempo, para que a sua landing page ou site possam alcançar as primeiras páginas de resultados do Google.

Vamos listar algumas destas ações e também indicar algumas ferramentas que possam ajudar no crescimento orgânico e um melhor ranqueamento no Google da sua empresa.

ranqueamento no google

Ranqueamento no Google

Descubra seus concorrentes

Para ter chance de ganhar a batalha digital de ranqueamento no Google e apresentação na primeira pagina do mesmo, é muito importante que você conheça seus principais concorrentes, para poder adotar estratégias de criação de palavras-chave que irão direcionar novos clientes para o seu site e não para o site dos seus concorrentes.

A maneira mais simples e rápida de fazer isso, é usando a ferramenta de busca do próprio Google.

Vamos dizer que seu negócio seja um Pet Shop. Vamos então fazer a busca por "pet shop" no Google.

Como saber a posição do seu site no Google
Exemplo de Busca Google

Um detalhe interessante sobre qualquer busca no Google é a lista de sugestões que ela oferece. Veja que nesta lista, já podemos identificar várias palavras ou frases de cauda longa, que podem ser usadas no nosso planejamento de palavaras chave do site. Vamos explorar este detalhe mais a frente, para obtermos um ranqueamento Google mais elevado.

O nosso interesse, neste momento, é o de determinar nossos concorrentes, pois vamos usar o domínio destes para descobrirmos quais as palavras-chave eles estão usando para obter um melhor posicionamento ao ranquear site no Google.

Veja abaixo os resultados obtidos.

O que é SEO em Marketing Digital
Resultado - Anúncios Pagos

Veja que os resultados que aparecem no topo da página, são fruto de anuncios pagos, feitos no Google Adwords. Estes sites não possuem um ranqueamento no google devido a sua otimização SEO, portanto não nos interessam, pois não estão bem ranqueados organicamente e não vão nos ajudar a responder a questão de "como colocar o meu site na primeira pagina do Google".

O que o Google usa como critérios para rankear as empresas
Resultado - Sites Locais

Logo abaixo dos anúncios pagos, aparecem os sites locais, que no caso de nossa busca correspondem aos Pet Shops localizados na região (cidade, bairro) próximas ao local físico de onde partiu a nossa busca.

Estes sites são de competidores locais e não estão aparecendo nos resultados de ranqueamento no Google por terem um projeto de SEO bem elaborado ou um posicionamento orgânico consistente. Eles ai estão porque tem proximidade física com a localidade de onde fizemos nossa busca.

Portanto, não devemos usar estes sites para determinarmos as palavras-chave que iremos utilizar no nosso projeto de crescimento orgânico, para subirmos à primeira página do Google.

ranqueamento no google
Resultado - Sites Bem Posicionados

Rolando um pouco mais a página de resultados, chegamos aos sites muito bem posicionados organicamente, ou seja, que possuem um ótimo ranqueamento no Google, para o segmento de Pet Shops. A ciação de sites destas empresas foi feita de maneira a permitir este ótimo posicionamento.

Neste ponto começamos a responder a questão "como fazer seu site ficar na primeira pagina do google".

São estes sites que nos interessam, pois são os mais relevantes para o segmento desejado e certamente possuem um projeto de SEO e gerenciamento de palavras-chave muito bem elaborado, o que determinou um excelente posicionamento para cada um deles, nos resultados de busca do Google.

Vamos então mostar algumas das ferramentas que podemos usar para levantarmos as palavras-chave usadas nestes "Top Sites". As mesmas palavras-chave, usadas por estes sites bem posicionados, serão usadas no projeto de crescimento orgânico do nosso site, para obtermos um melhor ranqueamento no Google.

Ranqueamento no Google

Use ferramentas para geração de palavras-chave

Assim como existem muitas plataformas para a crição de sites, também existe uma infinidade de ferramentas para a geração de palavras-chave na internet. A maioria delas permite, na sua versão gratuita, a criação de 3 à 5 buscas diárias para geração de sugestões.

Com ja vimos neste artigo, uma primeira maneira muito simples de se gerar palavras-chave, é através do próprio buscador do Google. Basta digitarmos as palavras do segmento que desejamos, e o próprio buscador irá apresentar uma lista de palavras associadas ao termo buscado. Podemos anotar as sugestões ali apresentadas e depois inserir as palavras no nosso site.

Mais a frente vamos mostrar os pontos chaves, nas postagens do nosso blog, onde iremos inserir as palavras sugeridas, para obtermos um melhor ranqueamento no Google.

Vamos mostrar o uso de 2 ferramentas gratuitas que trabalham de forma um pouco distintas entre si, mas que se completam, para obtermos sugestões de palavras-chave.

Ferramenta: Ubersuggest

A primeira ferramenta que iremos utilizar é a Ubersuggest, criada pelo mago do marketing digital mundial e criaçao de site Neil Patel.

Essa ferramenta possui uma funcionalidade muito interessante e útil para nosso propósito. Nela nós podemos inserir o dominio de um site qualquer, para levantarmos as palavras chaves que este site usa para ser achado pelo Google.

Na seção anterior nós levantamos os domínios dos sites de Pet Shop mais bem posicionados organicamente nas buscas do Google. Vamos inserir na ferramenta Ubersuggest o site mais bem posicionado (www.petz.com.br) e verificar os resultados obtidos, que vão nos auxiliar na resposta da questão "como fazer minha empresa aparecer na primeira pagina do Google".

busca de palavras chave
Ubersuggest - Tráfego Mensal

Os resultados de tráfego para o site inserido são impressionantes. Mais de 5 milhões de visitas orgânicas mensais para o site www.petz.com.br.

Agora vamos navegar no menu lateral da ferramenta Ubersuggest para levantarmos as principais palavras pelas quais o site é encontrado pelo Google.

Selecione a opção Palavras-Chave [tráfego] do menu na ferramenta Ubersuggest.

busca de palavras chave
Ubersuggest - Palavras Chave

Veja que são apresentadas as principais palavras pelas quais o site é indexado ou encontrado pelo Google.

A palavra cachorra tem um volume de 1 milhão de buscas mensais. Este site esta posicionado em segundo lugar, nas buscas Google, com relação a esta palavra e recebe uma média de 162.000 visitas mensais por causa desta palavra.

Veja que até mesmo digitações erradas, como cachoro, aparecem como palavras que indexam o site.

A criação de site institucional bem indexado, tem que levar em conta todos estes fatores e palavras-chave, se quisermos entender "como fazer meu site aparecer em primeiro no Google".

Nós podemos usar esta lista de palavras para indexar o nosso próprio site e para obtermos um melhor ranqueamento no Google. Mas além de palavras simples, como as listadas nesta ferramenta, nós devemos inserir palavras de caulda longa no nosso site. Vamos então usar a segunda ferramenta para criar as variações de palavras com cauda longa.

Ferramenta: Twinword

A segunda ferramenta que iremos utilizar é a Twinword, para colocarmos nosso site na primeira pagina do Google.

Nesta ferramenta, nós podemos inserir uma palavra-chave, para criar as variações de cauda longa da mesma, que são mais procuradas no Google.
Vamos fazer a busca para a palvra cachorra e achar suas variações.

Entre com a palavra cachorra no canto superior esquerdo da ferramenta. Depois selecione o país como Brasil e o idioma como português, no canto superior direito da ferramenta.

Após esta breve configuração, aperte o botão Suggest no canto superior direito da ferramenta.

Veja abaixo os resultados obtidos.

busca de palavras chave
Twinword - Palavras de Cauda Longa

Veja que são apresentadas as variações de cauda longa mais procuradas no Google, como dog alemão, cachorro pequenininho, cachorro pequeno, cachorro pug, etc.

Vamos aprofundar o entendimento de como colocar minha empresa na primeira pagina do Google.

Nós podemos usar esta lista de palavras para indexar o nosso próprio site, alcançando assim um melhor ranqueamento no Google.

Vamos usar a mesma ferramenta para gerar as variações para a palavra Pet Shop.

busca de palavras chave
Twinword - Palavras de Cauda Longa

Veja que interessante o resultado obtido. As variações obtidas para Pet Shop nos dão uma dica valiosa sobre palavras de cauda longa que devemos usar no nosso site, como banho e tosa, pet shop banho e tosa, loja de ração, mercado pet, etc.

Nesta ferramenta, podemos inserir as palavras-chave do segmento que quisermos. Por exemplo, para o setor de criação de sites, poderíamos colocar as palavras desenvolvimento websites, fazemos sites, desenvolvimento de site, site responsivo, desenvolvimento website, etc.

Agora que já sabemos como levantar as palavras-chave, que serão inseridas no nosso site para seu crescimento orgânico, temos que determinar os pontos mais importantes do site onde devemos colocar estas palavras, para um ótimo resultado nas buscas do Google. Vamos fazer isso na próxima seção.

Criação de Landing Page
Somos especialistas na criação de landing pages de alta conversão. Textos, imagens, ícones e vídeos na quantidade certa para transformar sua campanha de marketing digital em um grande sucesso. Veja o que temos a oferecer e se surpreenda com os resultados.
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Ranqueamento no Google

Insira as palavras chave nas suas postagens

Após descobrir as palavras que você deve inserir no seu site, você tem que criar um blog e iniciar as postagens, para gerar conteúdo no seu site e conseguir um melhor ranqueamento no Google.

É importante ressaltar que os resultados de crescimento orgânico do seu site, exigem tempo e dedicação na criação de postagens de qualidade, para gerar engagamento do seu publico alvo com seu site. O desenvolvimento de sites bem indexados exige este esforço.

A sugestão é que seja feita 1 postagem de qualidade, no mínimo, por dia, para que você possa começar a ter resultados apartir do terceiro mês de postagens.

É ISSO MESMO, OS RESULTADOS ORGÂNICSO VÃO COMEÇAR A APARECER APÓS 3 MESES DE POSTAGENS DIÁRIAS.

Vamos ver então os principais pontos onde você deve colocar as palavras-chave nos textos da sua postagem, para obter os melhores resultados nas buscas orgânicas do Google.

Títulos e conteúdo

O primeiro da lista é o corpo do seu conteúdo. Tente usar suas palavras-chave da maneira mais natural possível. Em vez de colocar sua palavra-chave de foco em cada frase, use alguns sinônimos, bem como palavras-chave LSI.

Títulos

Títulos e subtítulos são <h1>, <h2> e <h3> tags Html. Estes são os títulos das seções que o usuário vê na página. Não ignore suas tags <h1> e <h2> e certifique-se de implementar suas palavras-chave nesses títulos naturalmente. Esses títulos ajudam o Google a identificar sobre o que é o conteúdo de cada seção. Geralmente, certifique-se de usar sua palavra-chave focus em <h1>, bem como em alguns subtítulos.

É importante que apenas o seu título principal do artigo esteja formatado com o tag <h1>. Todos os outros sub-títulos devem estar formatados com <h2> ou <h3>.

Conteúdo

O próximo lugar é o seu conteúdo. Ter palavras-chave principais em todo o seu conteúdo envia aos mecanismos de pesquisa um sinal de que essas palavras-chave estão relacionadas ao seu tópico. Além de sua palavra-chave principal, tente incorporar sinônimos e palavras-chave LSI
e crie um fluxo natural para seus leitores.

Embora você queira otimizar seu conteúdo para mecanismos de pesquisa, seu foco principal deve sempre estar em seus leitores. Usar palavras-chave ajudará os motores de busca a indexar seu conteúdo mais alto nas SERPs, mas se sua postagem não fornecer conteúdo de alta qualidade que seus leitores achem interessante, todas as palavras-chave SEO serão inúteis. Os mecanismos de pesquisa perceberão rapidamente que os usuários estão insatisfeitos com o seu conteúdo e, então, degradarão a sua classificação.

Lembre-se também, se muitas palavras-chave idênticas continuarem aparecendo em seu conteúdo, o Google pode penalizar seu blog por excesso de palavras-chave. O mesmo vale para os títulos! Portanto, como já mencionado, tente ficar de olho na densidade de suas palavras-chave.

'Densidade de palavras-chave' é a porcentagem de vezes que uma palavra-chave ou frase aparece em comparação com o número total de palavras na página. A densidade ideal de palavras-chave varia de 0,5% a 2,5%, portanto, certifique-se de ficar abaixo do limite.

Nomes de arquivos de imagem e texto alternativo

Textos alternativos de imagem são um fator menor de classificação de pesquisa, mas ainda têm valor. Se você pensar bem, quantas vezes você acabou acessando um site por causa de uma imagem que encontrou?

Dito isso, as imagens sozinhas têm a força de trazer as pessoas para o seu site, por isso você deve otimizar suas imagens com palavras-chave. As pessoas estão sempre interessadas em ótimas imagens e infográficos, então certifique-se de que as pessoas possam encontrar suas imagens com mais facilidade usando o texto alternativo certo. Assim, teremos uma maior chance de aparecer na primeira página do Google.

Altere o nome do arquivo de imagem de algo enigmático IMG-5303 para algo mais amigável. O melhor caso para nomes de arquivo de imagem e textos alternativos é uma descrição específica e concisa da imagem.

Título principal da postagem

A importância dos títulos nunca pode ser enfatizada o suficiente, porque é a primeira coisa que seus leitores veem. Para otimizar suas tags de título para SEO, certifique-se de incluir sua palavra-chave principal para que os mecanismos de pesquisa e os usuários saibam sobre o que é sua postagem.

Com ja foi dito, é importante que apenas o seu título principal do artigo esteja formatado com o tag <h1>. Todos os outros sub-títulos devem estar formatados com <h2> ou <h3>.

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Título de uma postagem

Meta descrição

Com a alta competição na primeira página dos SERPs, não perca a chance de melhorar a taxa de cliques do seu site otimizando sua meta descrição.

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Meta descrição de uma postagem
Landing Page de
Alta Conversão

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FAQ

Ainda possui dúvidas sobre o Ranqueamento no Google?

Leia abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes e tire todas as suas dúvidas.

Para realizar o ranqueamento no Google e aparecer na primeira página de buscas de forma orgânica (não paga) é necessário criar um blog no seu site e criar postagens de qualidade, com conteúdo único (não copiado), seguindo uma série de métricas conhecidas de SEO. Leia nosso artigo acima para mais detalhes.

(rankeamento ou ranqueamento)

O Google usa uma série de métricas e algoritimos para determinar quão relevante um site é para um assunto ou ramo de atividade. De acordo com os resultados destas medições o Google determina qual a posição de um site dentro das "páginas de resultados de busca" (SERPS).

(ranqueamento de site)

O Google usa mais de 200 fatores ou métricas para determinar a posição de um site dentro das páginas de resultado de busca (SERPS).

Entre estes fatores podemos citar  a qualidade e quantidade do conteúdo do site, relevante ao assunto ou palavra chave que esta sendo buscada, a quantidade de outros sites que apontam para o site que esta sendo medido (backlinks), a velocidade de carregamento das páginas do site, etc.

Veja nesta postagem os 10 principais fatores de rankeamento do Google.

(ranking google)

Faça a otimização SEO do seu site, que possui diversos pontos relevantes a serem trabalhados, como velocidade de carregamento, quantidade e qualidade do material do site, links externos que apontam para o seu site, criação de um blog com postagens únicas (não copiadas de outros sites)  e de qualidade, etc...

(backlinks google ranking)

Baixe esta excelente ferramenta gratuita para verificar a posição das páginas do seu site com relação a um conjunto de palavras chave de busca.

(o que é seo)

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Conclusão

Para responder a questão "como colocar minha empresa na primeira pagina do Google", é importante conhecer seus concorrentes e usar ferramentas adequadas para levantar as palavras-chave que você vai inserir nas postagens do seu site.

Faça postagens diárias, usando as dicas e ferramentas aqui apresentadas e tenha paciência com relação aos resultados, pois o crescimento orgânico exige tempo e dedição.

Leia Nosso Blog
Entenda muito mais sobre a criação de landing pages, lendo nosso blog.
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