Captação de Leads

Captação de Leads

Crie uma landing page para a captação de leads

Veja neste artigo várias dicas para você criar uma landing page especializada na captação de leads.


Criação de Landing Page
Somos especialistas na criação de landing pages de alta conversão. Textos, imagens, ícones e vídeos na quantidade certa para transformar sua campanha de marketing digital em um grande sucesso. Veja o que temos a oferecer e se surpreenda com os resultados.
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Captação de Leads

Conquiste mais clientes para seu negócio

Toda empresa precisa criar estratégias para conquistar um número crescente de clientes que vão consumir seus produtos ou clientes.

Nos dias atuais, uma das formas que possui o melhor custo / benefício para a conquista e novos clientes é através do marketing digital.

Existem basicamente dois tipos de campanhas de marketing digital: as campanhas pagas e as campanhas "gratuitas".

As campanhas pagas, envolvem o pagamento para uma plataforma de divulgação, como o Google ou Facebook, para que as postagens do seu site apareçam na primeira página de resultados das buscas realizdas nestas plataformas.

Para este tipo de propaganda paga, podemos citar as ferramentas Google Ads e Facebook Ads.

A propaganda "gratuita" envolve a criação de um blog, que vai ser alimentado semanalmente com postagens originais e relevantes para um setor de negócios, para que os algorítimos do Google reconheçam o site destas postagens como uma autoridade em um determinado assunto e comece a subir o ranking destes artigos, até que os mesmos alcancem a primeira página de resultados do buscador.

Este tipo de propaganda não é paga diretamente para o Google, mas exige investimentos para a criação e otimização das postagens (SEO on page) e para a aquisição de backlinks que vão apontar para as postagens do blog (SEO off page).

Dentro de uma campanha de marketing digital, existem diversas partes que cumprem papéis específicos para o sucesso da mesma.

Uma das partes mais importantes de uma campanha de marketing digital são suas landing pages, que são páginas criadas com o objetivo de mostrar as vantagens dos serviços e produtos da empresa alvo da campanha.

Um tipo clássico de landing page é a usada para a captação de leads.

Vamos então entender o que são leads, como criar landing pages que façam a captação destes leads e as ferrametas e plataformas envolvidas neste processo.

captação de leads

Captação de Leads

O que são leads?

Os leads são dados de contato captados, em geral, por uma landing page de captação de leads.

Os leads também são os resultados que aparecem no centro de um funil de vendas de uma campanha de marketing digital que deseja conquistar mais clientes para uma empresa ou negócio, como podemos ver na figura abaixo.

captação de leads
Leads Dentro do Funíl de Vendas

A landing page para captação de leads vai aparecer, dentro da figura acima, no topo do funil de vendas, pois o visitante do site ou blog vai ler uma de suas postagens e vai ser direcionado, no decorrer da sua leitura, para uma página de convencimento, que é justamente a landing page.

Uma landing page é usada diretamente em uma capanha de marketing digital paga, pois neste tipo de campanha, já é garantido que as páginas do nosso site vão aparecer na primeira página de resultados do Google, pois estamos pagando justamente por este serviço.

Numa campanha de marketing digital não paga, nossas landing pages vão ser acessadas indiretamente, pois serão linkadas às postagens do blog que irão atingir a primeira página de resultados do Google de forma orgânica.

Veja nossa postagem sobre Ranqueamento no Google para realizar um ótimo posicionamento das postagens do seu blog e assim abrir o caminho para que as landing pages do seu site sejam acessadas.

Sabendo da importância de gerarmos leads para nossa empresa, precisamos agora de ferramentas para captar e armazenar estes dados de contato.

Vejamos nas 2 próximas seções algumas ferramentas úteis para estes propósitos.

Captação de Leads

Ferramentas para a captação de leads

Existe uma série de ferramentas que podem ser usadas para a riação de uma landing page de captação.

O aspecto mais importante de uma platadorma para a criação de landing pages de captação de leads é a faciliudade de criação de forms de contato, onde serão captados os dados do leitor da página.

Abaixo vamos listar as 3 ferramentas mais usadas para este propósito.

WordPress

Criado em 2003, o WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo gratuita e esta em constante evolução juntamente com as outras tecnologias da internet.

Uma das plataformas mais utilizadas mundialmente para a criação de sites, blogs e landing pages por ser segura, flexível e muito fácil de gerenciar, essa é certamente uma ótima escolha para a criação de landing pages para a captação de leads.

Wix

Criado em 2006, o Wix é uma plataforma para a criação de sites, blogs e landing pages que reúne mais de 125 milhões de usuários em mais de 190 países.

Ele possibilita que qualquer pessoa, mesmo quem não possua conhecimento técnico algum de programação, crie seu projeto de forma prática, rápida e personalizada.

RD Station

O RD Station é uma plataforma que permite a captação de leads e o armazenamento e gerenciamento destes dados de contato captados.

A plataforma possui diversos templates para a criação de páginas de captação, com excelente performance e design específicos para a apresentação dos forms de contato em todas as resoluções de tela.

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Captação de Leads

Ferramentas para o armazenamento de leads

Os leads ou dados de contato coletados por uma landing page, tem que ser armazenados em algum lugar.

Estes dados podem ser armazenados em uma conta de email da própria hospedagem do site, mas é aconselhável coletar estes dados para uma platadorma que possa fazer um uso inteligente das informações, como gerar campanhas de email marketing e asim tornar a sua campanha de marketing digital muito mais completa e robusta.

Vamos listar abaixo os links das plataformas mais usadas para o armazenamento e gerenciamento de leads coletados na sua campanha de marketing digital.

Captação de leads

Landing page ebook

Vamos ver um exemplo clássico de captação de leads através do uso de um ebook.

Uma das formas mais usadas para a aquisição de leads ou contatos é através da utilização de ebooks.

Vamos usar um case de sucesso da nossa agência para exemplificar o uso desta técnica de captação dos dados de contato de novos clientes.

Landing page ebook

Ofereça algo em troca

Uma landing page é sempre usada para convencer o seu leitor a executar uma ação. Neste caso, a ação que desejamos que seja realizada pelo usuário da página é a de deixar seus dados de contato.

No caso desse nosso exemplo, foi elaborado um ebook, que oferece dicas para realizar intercâmbios no exterior por um valor muito acessível.

No cabeçalho da página de captação, inserimos uma promessa para convencer  o leitor da mesma a realizar a ação de fornecer seus dados de contato.

Um form de contato deve ser preenchido pelo cliente, onde ele vai deixar seus dados e logo na sequência será direcionado para uma página onde poderá baixar o seu ebook.

landing page ebook

Página de captura de leads

Seja insistente

Após apresentarmos uma promessa inicial na primeira dobra da landing page, nós passamos a mostrar uma série de vantagens do curso de intercâmbio voluntário, para convencermos o leitor da página a realizar a ação de informar seus dados de contato.

Vejam que cada argumento de convencimento é seguido por um botão "call to action" que leva o leitor da página ao topo da mesma, para que o usuario possa deixar seus contatos e assim realizarmos a captação de mais um lead.

Abaixo separamos algumas imagens que ilustram os pontos expostos nesta seção:

Landing Page de
Alta Conversão

Crie conosco sua landing page de alta conversão e veja sua campanha de marketing digital decolar!

FAQ

Ainda possui dúvidas sobre a criação de landing pages para a captação de leads?

Leia abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes e tire todas as suas dúvidas.

Crie um ebook original em PDF com informações e dicas relevantes sobre seu setor de negócios e ofereça o mesmo em troca dos dados de contato dos leitores da página.

Você deve expor os diferenciais do produto ou serviço que será oferecido, para convencer o usuário a deixar seus dados.

Veja mais detalhes e um exemplo prático neste nosso artigo acima.

(download de ebook)

Uma landing page é uma página voltada para convencer o seu usuário a realizar uma determinada ação, como deixar seus dados de contato ou comprar um produto.

Veja nossa postagem "O que é uma landing page? " para mais informações sobre este tema.

(como criar meu ebook)

Uma promessa persuasiva no topo da página, textos argumentativos para o convencimento do leitor, imagens alusivas ao tema exposto, form de contato, botões do tipo "call to action", um vídeo e depoimentos dos seus clientes.

(vantagens de uma landing page ebook)

As plataformas mais usadas são o WordPress, Wix e RD Station.

(como captar contatos dos clientes)

É o form de contato onde o leitor da sua página vai deixar seus dados. Estes dados podem ser direcionados para o email da sua empresa ou para uma plataforma de gerenciamento de leads, como o Mail Chimp, Lead Lovers, Active Campain ou RD Station.

(formulário para captação de leads)

Captação de Leads

Conclusão

Apresentamos neste nosso caso de sucesso algumas técnicas clássicas para a captação de contatos através de uma landing page que oferece um ebook para captar leads.

Use as técnicas aqui apresentadas para criar sua própria landing page de captação e conquiste muito mais clientes para sua empresa.

Leia Nosso Blog
Entenda muito mais sobre a criação de landing pages, lendo nosso blog.
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